quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Vez dos Nerds


Pois é galera, a palestra já passou e cá estou eu para fazer uns breves comentários e dizer algumas coisinhas.
Primeiro o grupo agradece a presença do Israel, um cara muito gente boa que mostrou alguns cases bem interessantes. Bom, vamos lá.
Quando entrei na faculdade o primeiro curso extra que fiz foi sobre Games, AdverGames e Alternate Reality Games, que são novos meios de comunicar, mostrando seu produto ao consumidor. Com os games você acaba diminuindo cada vez mais a distância que às vezes vemos entre a marca e seu público.
Na palestra com o case da Olympikus percebemos bastante esse entrosamento, pois não só as pessoas gostaram como também pediram mais jogos, e a exposição da marca foi muito grande, sutil e eficiente. Só com tal exposição muitos já estariam satisfeitos, mas a Olympikus ainda fez mais, lançou o uniforme oficial da seleção primeiro no game.
A Vivo também é uma marca que, através dos games, também conseguiu trazer seu consumidor para mais perto e ainda, é claro, aumentar o seu faturamento. Com as várias "temporadas" do Vivo em ação eles conseguiram chamar muita atenção. Como o próprio Israel disse, não são todas as pessoas que começam a jogar que irão até o fim, mas esses games são importantes pois sempre há aqueles que gostam de um desafio e sempre irão querer chegar até o final, nem que seja apenas para ver seu nome no primeiro lugar do Ranking.
A tecnologia foi um fator muito comentado na palestra, pois sem ela alguns dos games seriam praticamente impossíveis, ou ineficazes. Desde o Pong, primeiro game que surgiu, até o ARG (alternate reality game) do Batman, um dos maiores já visto no mundo, muito foi feito e aperfeiçoado. O case Batman contou com 10 milhões de participantes em mais de 75 países, muito maior se comparado ao da Olympikus. Claro, existe toda a diferença de posicionamento, investimento e divulgação, mas o que é interessante notar é que esta cultura, antes dita "nerd", de games e tudo mais, está entrado com muita rapidez e certa elegância aqui no Brasil.
Aqui ainda estamos no começo, mas um dia esperamos, pelo menos eu, o mais nerd do grupo, espero no futuro encontrar cases tão interessantes quanto o do Batman aqui no Brasil. Potencial nós temos de sobra, isso não tenho duvida, agora é só difundir mais essa cultura nerd de games, e a comunicação será cada vez mais eficaz e muito mais divertida.

Marcel Martins Mucciolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário