quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Adver_games – A mídia do futuro?
Pensar em mídias digitais hoje é tão corriqueiro quanto era pensar em televisão fechada há 20 anos. Com o avanço da tecnologia nos últimos anos e o aumento da oferta de produtos no mercado, se diferenciar hoje exigi muito mais do que apenas estratégias de marketing ou um comercial de televisão.
Diariamente somos invadidos por milhares de mensagens publicitárias que querem, a todo custo, se destacar a nossos olhos e, ao final do dia, ganhar nossas carteiras. A partir desse ponto, para se diferenciar no mercado as marcas estão cada vez mais próximas de seus consumidores, entrando em suas vidas reais e virtuais.
Essa é a proposta da Aquiris, agência de game expirience, como eles próprios se denominam. Através da criação de advergames (jogos para computador ou vídeos game que inserem, em um contexto com jogabilidade, a marca ou produto de uma determinada empresa com o intuito de exposição da marca, aumento do awarness, divulgação de alguma campanha especifica, entre outros) as empresas se aproximam ainda mais de seu público-alvo, fazendo parte não mais somente de seus hábitos de consumo e horários restritos de uso, mas em seu contexto de entretenimento, diversão e lazer. A marca deixa de ser objeto de prateleira e passa a estar inserida em seu contexto diário.
Proposta interessante e muito bem aceita, principalmente em países mais desenvolvidos como os EUA, onde grande campanhas, como a de Barak Obama, se utilizaram de todos os jogos da Eletronic Arts para expor seu material publicitario, ou a marca Gillette, da multinacional Procter&Gamble, que explora em suas campanhas de marketing jogos on line que, além de atrair e interagir com os consumidores, ainda dão prêmios para aqueles de melhor desempenho.
Em mundo em que a cada dia uma nova tecnologia surge, o mundo dos games e realidades virtuais se renova a cada dia, a grande pergunta será sempre: qual a novidade do dia?
Camila Ribeiro
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